O Junho Verde é um momento importante de reflexão ambiental, mas na L’auto sustentabilidade não se resume a um mês, e sim a um compromisso permanente com a logística verde. No nosso Centro de Inteligência em Logística (CIL), mapeamos rotas otimizadas que reduzem distâncias, tempo e consumo de combustível, reduzindo emissões e promovendo eficiência operacional. Em Natal e Mossoró, iniciamos em 2021 o Eco-L’auto, utilizando bicicletas elétricas para entregas urbanas, totalizando mais de 10 000 entregas em 12 meses. Para ampliar esse impacto, investimos em caminhões elétricos: nossa frota já conta com veículo 100% elétrico, reforçando a escolha por combustíveis limpos.
Fonte: Banco de Imagens da L'auto
Além da frota, buscamos inovação na matriz da L’auto, em Natal, com a instalação de painéis solares que abastecem nossas instalações e demonstram um cuidado com fontes renováveis. Também participamos do Programa Ambiental de Transporte – Despoluir, do SEST SENAT, que monitora a emissão de fumaça preta nos caminhões a diesel, mantendo nossa frota dentro dos padrões ambientais exigidos.

Imagem: divulgação/CNT.
Em abril de 2024, a L’auto foi reconhecida com o Prêmio de Sustentabilidade pela Azul Cargo, um reconhecimento formal do nosso compromisso com o meio ambiente e da qualidade das práticas de logística verde implantadas. Esse tipo de reconhecimento nos motiva a seguir investindo em tecnologia, processos e pessoas, com treinamentos e foco na adoção de práticas sustentáveis em todas as frentes.
Fonte: Banco de Imagens da L'auto
No Junho Verde, reforçamos o valor dessas ações, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo debates e inspirações para toda a cadeia logística. Mas na L’auto, verde é todo dia. Estamos comprometidos com a transição para uma logística mais limpa, inteligente e responsável.
Essas iniciativas, quando integradas, geram um impacto real e mensurável: menos poluição nas cidades, menor emissão de gases de efeito estufa, economia de recursos naturais, estímulo ao uso de energias renováveis e uma cultura empresarial mais consciente e preparada para os desafios ambientais do presente e do futuro. Ao transformar a forma como transportamos, planejamos e consumimos energia, a L’auto não apenas reduz seu impacto ambiental, como também contribui para um setor logístico mais sustentável e um Brasil mais verde.
Fonte: https://www.polemicaparaiba.com.br/cidades/junho-verde-fetranslog-ne-reforca-a-importancia-da-sustentabilidade-para-o-transporte-de-cargas/