O conceito de logística verde advém da tradução do termo Green Logistics, também conhecido como eco-logística ou logística sustentável.

Diferente da logística reversa, que tem como objetivo reaproveitar os materiais inutilizados na cadeia do processo logístico, na logística verde o principal objetivo é evitar que o ecossistema sustentável seja prejudicado pelos processos de produção. Isso significa: reduzir a poluição do solo, da água e do ar, uso consciente dos recursos, redução de disperdícios, controle da emissão de gases poluentes, entre outros.

Na L'auto, realizamos algumas ações com a intenção de minimizar os impactos ambientais nas nossas entregas. Através do Eco-L’auto, nosso programa voltado para a sustentabilidade, nós trabalhamos durante um período com entregas feitas com bicicletas elétricas, nas cidade de Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Através dessa modalidade, conseguimos realizar mais de 10.000 entregas num período de 12 meses, entre o começo de 2021 e início de 2022, contribuindo significativamente para um ecossistema mais sustentável. Além dessa ação, nossa frota de caminhões também foi impactada com ações sustentáveis, sendo acrescida de dois carros novinhos 100% elétricos.

 





A fase de transporte, além de ser uma das áreas que mais demanda recursos financeiros para as empresas, também é responsável pela emissão de gases poluentes, os quais contribuem para o efeito estufa. Por isso, a otimização das operações logísticas de transporte é uma parte fundamental das iniciativas práticas da logística verde.